Com a pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS estão fechadas. Os trabalhadores que precisam do auxílio-doença devem fazer a solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Na ferramenta, o trabalhador deve anexar o atestado médico que pede o afastamento. Se estiver dentro das regras estabelecidas pelo instituto, o trabalhador recebe um adiantamento de R$ 1.045.
Vale lembrar que o atestado médico não pode ter rasuras e deve estar legível. Também é preciso ter o nome do médico, a assinatura dele e o carimbo de identificação com registro do conselho de classe, informar qual a doença ou a CID (Classificação Internacional de Doenças) e conter o prazo estimado do repouso.
Auxílio doença online
Veja a seguir como enviar o atestado online, com as agências fechadas.
Para quem já tem senha no Meu INSS – Acesse o site Meu INSS, e clique em “Entrar”. Será preciso informar o CPF e a senha cadastrada.
Na página inicial, clique em “Agendar Perícia”.
Para quem não tem senha no Meu INSS – Acesse o site Meu INSS. Em “Serviços sem senha”, clique em “Agendar Perícia”.
Será preciso informar nome completo, CPF e data de nascimento. Clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”.
Aplicativo Meu INSS
É preciso baixar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Nesse caso, é preciso senha. Se já tiver, clique em “Entrar”. Caso contrário, escolha “Cadastrar Senha” (veja o passo a passo como cadastrar a senha no Meu INSS) .
Após fazer o login, clique em “Agendar Perícia”.
Como anexar atestado
A partir daqui o procedimento é igual para quem tem e quem não tem senha. Clique em “Perícia Inicial” e, depois, em “Selecionar”.
O sistema perguntará se você tem atestado médico. Selecione “Sim”, depois “Continuar”
O site informará os dados de uma portaria do INSS. Clique em “Avançar” .
Informe um número de celular ou telefone fixo. Se quiser, pode informar um email Imagem:
Depois, será necessário anexar um documento de identificação com foto e o atestado médico. Para isso, é preciso clicar no sinal de + ao lado direito.
Ao clicar no sinal de +, aparecerá uma mensagem com as instruções para anexar o documento. Clique em “Anexar” e procure o arquivo com o atestado médico no seu computador ou celular.
Após encontrar o arquivo, clique em “Enviar”. É possível anexar mais documentos médicos, se tiver. Faça esse mesmo procedimento com o documento de identificação.
Após anexar a cópia do documento de identificação e do atestado médico, clique em “Avançar”.
Na tela seguinte, escolha uma agência do INSS. É possível encontrar uma agência usando seu CEP, por município ou permitindo que o Meu INSS use sua localização para encontrar o posto mais próximo.
Selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”. A recomendação é escolher uma agência próxima de sua casa. Essa agência é a que vai manter o seu benefício.
Selecione o local em que deseja receber o pagamento. Dá para fazer a pesquisa por bairro.
Na próxima página, confira seus dados e se a agência e o local de pagamento estão certos. Clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima”. Vá em “Avançar”.
Pronto. O pedido foi enviado e será analisado. Se quiser, o segurado pode gerar um comprovante.